/  Geral   /  Tudo sobre a Dieta Plant-Based: no que consiste? quais os seus benefícios?

Tudo sobre a Dieta Plant-Based: no que consiste? quais os seus benefícios?

A dieta Plant-Based baseia-se numa alimentação que privilegia o consumo de alimentos de origem vegetal, e de preferência de origem biológica, em detrimento dos alimentos de origem animal. Esta dieta promove o consumo de alimentos minimamente refinados e processados, na sua versão mais original e integral, como é o caso dos cereais integrais (arroz, milho, trigo, aveia, quinoa), das frutas, dos vegetais, das leguminosas (feijão, soja, lentilhas, ervilha, grão), dos tubérculos (batata-doce, inhame), das sementes (linhaça, abóbora, chia, girassol) e dos frutos secos oleaginosos. O aumento de alimentos frescos, na sua forma mais original (com o mínimo de processamento possível), permite desfrutar de todo o sabor destes alimentos, obtendo um maior aporte de nutrientes e compostos bioactivos, nomeadamente antioxidantes, que se relacionam com a redução do risco de algumas doenças. 

 

Dieta Plant Based Vs Dieta Vegana

Tal como na dieta Vegana, a dieta Plant Based defende uma alimentação mais sustentável e natural, contudo, enquanto que na dieta Vegana existe uma restrição total dos alimentos de origem animal (inclusive o mel), na dieta Plant Based a recomendação é reduzir ou evitar o consumo de alimentos de origem animal (carne, ovos e produtos lácteos).

 

Benefícios de uma Dieta Plant-Based

Para além de ser mais sustentável, uma alimentação que tem por base o consumo de alimentos vegetais, rica em antioxidantes, traz consigo diversos benefícios no que toca à saúde, por exemplo, na melhoria do controlo de peso, na melhoria da imunidade, na prevenção e controlo da diabetes tipo II, no menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, na redução da incidência de alguns tipos de cancro (nomeadamente a nível gastrointestinal), na redução do declínio cognitivo e na melhoria do equilíbrio da flora intestinal.

 

Como implementar a Dieta Plant Based?

Qualquer mudança no nosso estilo de vida deve ser feita de forma gradual para que se torne efetiva. De forma programada e consistente, faça a transição para os novos hábitos alimentares. 

 

Dicas práticas para o dia-a-dia

  • Prefira legumes e frutas frescas, da época e de produção local.
  • Arrisque e compre legumes, frutas, leguminosas e sementes que habitualmente não consome. Deixe-se surpreender pelos diferentes sabores!
  • Planeie e prepare as suas refeições.
  • Reduza o consumo de alimentos de origem animal.
  • Faça uma refeição por dia Plant Based (ex.: pequeno almoço, almoço ou jantar).