/  Geral   /  Preparar a chegada do Inverno

Preparar a chegada do Inverno

Estamos no Outono e é importante começar a preparar a chegada do Inverno. A alimentação é um dos factores que mais influência tem sobre a nossa saúde e bem-estar pois pode prevenir ou predispor-nos para algumas doenças, como gripes e constipações.

 

 

Nutrientes que actuam no fortalecimento do sistema de defesa do organismo são:

 

 

Os antioxidantes, na sua maioria vitaminas e minerais capazes de neutralizar a acção dos radicais livres, substâncias agressoras capazes de lesar o organismo comprometendo a resposta imunitária. Temos como antioxidantes:

  • Vitamina C – citrinos, frutos silvestres, kiwis, morangos, papaia, uvas, batatas, legumes de folha larga e escura (espinafres, couves, nabiças, folhas de beterraba), alface, brócolos, espargos, pimentos e pepino.
  • Vitamina A (betacaroteno – pró-vitamina A) – frutas e legumes de cor vermelha, laranja e amarela, tais como tomate, cenoura, abóbora, papaia, alperce, manga, batata-doce e legumes de folha verde escura.
  • Selénio – aveia, cereais integrais (sobretudo o arroz), pêssego, fígado, alho, cebola, milho e cogumelos.
  • Vitamina E – peixes gordos, sementes (girassol, linhaça, sésamo, abóbora), óleos vegetais, gérmen de trigo e cereais integrais.

 

 

Outros minerais importantes são:

  • Zinco – carne vermelha, cereais integrais (sobretudo a aveia), ostras, marisco em geral, leite, gema de ovo, espinafre, sementes (sésamo, girassol), cogumelos, gengibre, gérmen de trigo e levedura de cerveja.
  • Magnésio – alcachofra, espinafre, leite e derivados, sementes, frutas (sobretudo a banana), gérmen de trigo e cereais integrais.

 

 

Os ácidos gordos essenciais, ómega 3peixes gordos e sementes.

     

 As proteínas – carne, peixe e lacticínios.

 

A fibra alimentar ou prebiótico – os vegetais, frutos e cereais integrais.

 

Os probióticosiogurtes e leites fermentados.

 

 

Nesta estação do ano devemos privilegiar o consumo de sopas, vegetais crus e cozidos, sementes, frutas frescas ou sumos, cereais integrais e derivados, leguminosas e frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs), promovendo sempre uma alimentação o mais variada possível de maneira a ingerirmos vitaminas e minerais diferentes. Desta forma iremos prevenir as gripes e constipações tão típicas desta época.