Importância dos vegetais e da fruta para uma alimentação equilibrada
A importância dos vegetais e da fruta numa alimentação equilibrada está relacionada com o facto de estes alimentos serem excelentes fontes de fibra alimentar, vitaminas, sais minerais e antioxidantes, fundamentais para um correcto funcionamento do nosso organismo e prevenção de determinadas doenças. Os principais nutrientes presentes nestes alimentos (fibra, vitaminas e sais minerais) são desprovidos de valor calórico, tendo um papel regulador e protector do organismo, por exemplo: a fibra alimentar regula a actividade intestinal, as vitaminas do complexo B permitem que outros nutrientes (neste caso os hidratos de carbono) possam ser correctamente utilizados para a produção de energia, etc..
Diversos estudos científicos têm demonstrado que o consumo de 5 porções diárias de hortofrutícolas diversificados, podem ajudar a evitar muitas das doenças crónicas que mais afectam a população (doenças cardiovasculares, diabetes, diversos tipos de cancro nomeadamente os gastrointestinais, etc.), bem como contribuir para o controlo do excesso de peso e obesidade (considerada actualmente a epidemia do século XXI). Baseado neste facto, a OMS sugere a ingestão de pelo menos 400g de frutas e hortícolas por dia, o que equivale a pelo menos 5 porções diárias de produtos hortícolas por dia (1 porção de fruta corresponde a uma peça de fruta média e 1 dose de vegetais corresponde a uma chávena almoçadeira de vegetais). Estas porções de frutas e hortícolas, devem ser distribuídas ao longo de todo o dia. As frutas podem facilmente integrar o pequeno-almoço e os lanches da manhã e da tarde. No caso dos hortícolas é mais simples enquadra-los no almoço e no jantar, tanto na forma de sopa como de legumes crus ou cozinhados, no prato.
Importa variar o tipo de frutas e legumes a consumir ao longo do dia! Escolher diferentes cores, texturas e sabores, permite-nos garantir um aporte de diferentes tipo de fibra, vitaminas, sais minerais e antioxidantes!