A importância da sopa na alimentação
A sopa é um alimento cheio de vantagens nutricionais e pobre em calorias. É uma excelente fonte de fibra, vitaminas, minerais, hidratos de carbono complexos e água. A OMS sugere a ingestão de pelo menos 400g de hortícolas e frutas por dia, e neste sentido a sopa é uma forma muito fácil e agradável de ajudar a cumprir estas indicações!
Iniciar as refeições principais com um prato de sopa, é uma óptima forma de controlar a quantidade a ingerir num segundo prato (normalmente mais rico em calorias), pois a sopa dá-nos uma sensação de preenchimento gástrico (saciedade), para além de estimular a produção de sucos gástricos que posteriormente permitem uma óptima digestão de toda a refeição.
A cozedura dos legumes na água da sopa, fazem com que a textura dos legumes se torne mais branda (a fibra dos legumes torna-se mais macia), facilitando a digestão destes alimentos e garantindo uma maior biodisponibilidade dos nutrientes presentes. Para além disso, a fervura da sopa garante uma higiene quase perfeita, pois na fervura todas as bactérias, larvas e parasitas que possam estar presentes, são destruídos pela acção do calor.
Sendo um processo culinário onde se confecciona a baixa temperatura (ao contrário do grelhar ou assar por exemplo), preservamos as características dos alimentos utilizados e garantimos a não formação de substâncias com potencial carcinogénico.
É um alimento fácil e rápido de preparar! Envolva os mais pequenos na confecção deste alimento! Crianças e adolescentes podem ser uma ajuda a lavar, descascar e cortar legumes! Para os mais pequenos utilize o descascador de cenouras e batatas, para uma maior segurança! Inclua sopa em todas as refeições, para toda a família!
Razões para comer sopa:
– Baixo valor calórico;
– Rica em água, fibra, vitaminas e minerais (pois não desperdiçamos a água da cozedura);
– Saciante, ajudando a controlar o apetite (pela quantidade de água e temperatura a que é consumida);
– Fácil digestão;
– Promove o bom funcionamento intestinal (pela riqueza em água e fibra alimentar).
Prefira sopas menos passadas, para tirar o máximo proveito da fibra alimentar, ao longo de todo o aparelho digestivo!
Ingredientes para a sopa:
– água;
– Legumes diversos, ex.: cenoura, abóbora, batata, batata-doce, alho francês, tomate, nabo, beterraba, brócolos, folhas de couve, rama de nabos, espinafres, agriões, etc.
– Ervas aromáticas para dar sabor, permitindo também contrabalançar a quantidade de sal que precisamos adicionar;
– Opcional: leguminosas, ex.: feijão, grão, ervilhas, lentilhas, etc. Enriquecem a sopa em termos de proteína vegetal e hidratos de carbono complexos.
– Opcional: azeite, a adicionar no final da cozedura, ou mesmo de pois de desligar a panela (de modo a preservar ao máximo as características desta gordura tão saudável!).