A laranja
Tal como a maioria dos frutos, a laranja é um alimento rico em nutrientes reguladores e protectores do organismo: vitaminas, minerais e fibra alimentar.
A laranja é pobre em calorias (42 Kcal por 100g), rica em água e contém apenas 9% de açúcares. É fonte de vitaminas C, A, B1, B2 e B3, ácido fólico, cálcio, potássio, fósforo, ferro e magnésio.
Com cerca de 57 mg de vitamina C por 100g, é um dos frutos mais ricos nesta vitamina. As necessidades diárias de vitamina C, a partir dos 15 anos, rondam as 60 mg, o consumo diário de uma laranja cobre estas necessidades. Há que ter em atenção que mulheres grávidas, lactentes e fumadores necessitam diariamente de quantidades superiores desta vitamina (entre 70-100 mg).
Formas de consumo:
Consumida na sua forma natural (descascada), tem a vantagem de manter intacto o seu valor nutricional. Na forma de sumo diminui o seu valor nutricional, visto que muitas vezes a parte da fibra (parte branca) é desperdiçada e, após 1 hora exposto ao ar, o sumo perde mais de metade do seu conteúdo em vitamina C.
Benefícios para a saúde:
A pectina presente na laranja contribui para a regulação dos valores de colesterol sanguíneo. Por outro lado, esta fibra permite ajudar a regular a função intestinal.
Pelo elevado teor em nutrientes antioxidantes contribui na prevenção de doenças degenerativas (como o cancro) e no abrandar dos processos normais do envelhecimento.
A vitamina C está fortemente relacionada com a produção de colagénio (proteína que faz aumentar a resistência dos tecidos) e de células de defesa do organismo, pelo que a abundante presença desta vitamina na laranja faz dela um alimento muito importante em termos da saúde da pele, músculos, ossos e dentes, bem como na capacidade de resistência do sistema imunitário a infecções.
Sugestões de consumo:
Consuma diariamente uma laranja. Enriqueça com ela as suas saladas, ou para sobremesa prepare uma taça com laranja e kiwi. Experimente beber um sumo de laranja com cenoura e beterraba.