A Cereja
A cereja possui um baixo valor calórico – 100g apenas fornecem 60 Kcal – é rica em vitaminas antioxidantes como a vitamina C, vitamina A e betacaroteno. Em termos minerais é rica em potássio, cálcio e fósforo. É ainda rica em flavonóides sendo por isso um fruto com propriedades antioxidantes.
Possui um baixo índice glicémico, ou seja, os açúcares presentes são lentamente absorvidos pelo organismo, mantendo constante a glicémia sanguínea e permitindo desta forma controlar a sensação de fome.
Benefícios para a saúde:
A cereja tem propriedades refrescantes, laxativas (contém alguma fibra alimentar solúvel) e drenantes.
Rica em antioxidantes muito importantes no combate aos radicais livres, como a vitamina C, que reforça o sistema imunitário e melhora a absorção do ferro (essencial no transporte de oxigénio no sangue e formação de glóbulos vermelhos). O potássio que contém é um mineral fundamental ao organismo.
Os flavonóides presentes na cereja associam-se à prevenção de algumas doenças inflamatórias e crónicas, nomeadamente doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro (particularmente estômago e cólon).
Cereja e diabetes:
Pelo facto de possuir um baixo índice glicémico, a cereja pode ser consumida por pessoas com diabetes. Contudo, há que moderar a quantidade ingerida.
Cerejas e emagrecimento:
A cereja é uma fruta adequada para pessoas com excesso de peso que pretendam emagrecer, uma vez que é um alimento saciante e que permite equilibrar a sensação de fome.