Logo

RPG - Reeducação Postural Global

O que é RPG?

RPG é um método inovador da fisioterapia criado e desenvolvido pelo francês Philippe Emmanuel Souchard. A RPG consiste em ajustes posturais para reorganização dos segmentos corporais, através do reequilíbrio da musculatura que mantém a postura, identificando e alongando os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.


Em que consiste a sessão de RPG?

Consiste em exercícios práticos para aliviar e evitar diversos tipos de dor, com pequenos movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo, melhorando a consciência corporal. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e em pé.


Duração e periodicidade das sessões

O tratamento com RPG consiste em sessões de 1 a 2 vezes por semana com cerca de 1 hora de duração, de acordo com a primeira avaliação do fisioterapeuta. Os resultados aparecem próximo da décima sessão, com sucesso em até 90% dos casos. Sugere-se, no entanto, um acompanhamento mensal para prevenção de recaídas.


A quem se destina?

Pode ser indicado em todas as idades, tanto para prevenir eventuais consequências da má postura - no caso de jovens e crianças - como para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e desportivos. Diversas patologias podem ser tratadas com RPG como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna (escoliose), dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (stress, distúrbios circulatórios e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo) e problemas de períneo (como a incontinência urinária).