/  Geral   /  O Café

O Café

Considerado um dos principais estimulantes do mundo, na nossa cultura o café tem muitas vezes um papel social, pois é motivo para reunir amigos, fazer uma pausa no trabalho, etc., porque vamos “tomar um cafezinho”! Entre muitos benefícios e alguns inconvenientes para a saúde, o segredo está no seu consumo moderado e equilibrado.

 

 

Riqueza Nutricional

O café é obtido a partir dos grãos torrados da árvore cafeeiro e é isento de calorias. Contudo, é rico em antioxidantes (substâncias capazes de neutralizar radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce do nosso organismo), em cafeína (um poderoso estimulante do nosso sistema nervoso central, também presente no chá e no cacau) e fonte de potássio.

Um café expresso (60ml) tem aproximadamente 100-125 mg de cafeína.

 

 

Benefícios para a Saúde

– Os antioxidantes presentes no café estão associados à prevenção de doenças cardiovasculares e de alguns tipos de cancro;

 

– O potássio presente no café, contribui para a saúde cardiovascular e para a mineralização óssea. Por outro lado, a sua acção diurética, também ajuda a combater a retenção de líquidos;

 

– A cafeína presente no café tem diversos benefícios:

– estimula o sistema nervoso central, estimulando a circulação sanguínea e o funcionamento cardíaco;

– ajuda a combater o cansaço, melhorando o nosso estado de alerta e a nossa capacidade de concentração e memória (a cafeína inibe o excesso de adenosina que se acumula ao nível do cérebro, um relaxante natural do nosso organismo);

– em algumas pessoas ajuda e prevenir dores de cabeça e enxaquecas;

– contribui para uma melhoria do nosso humor, aliviando o stresse e prevenindo a depressão;

– melhora a performance física e tem acção termogénica (aumentando a libertação de ácidos gordos livres da célula gorda, facilitando a sua utilização a nível muscular).

 

 

A cafeína deve ser consumida de forma moderada e em pequenas quantidades (não mais que 400mg/dia), caso contrário pode conduzir a: aumento da pressão arterial, palpitações, interferir com a qualidade do sono ou causar insónias, dores de cabeça, tremores, ansiedade, alterações gastrointestinais (ex.: dores de estômago, diarreias) e descalcificações ósseas e articulares. O excesso de café pode interferir negativamente com a absorção de alguns minerais, nomeadamente cálcio (daí não ser interessante misturar café com leite!) e ferro. Para além disso, o consumo de cafeína pode causar habituação.

 

 

Sugestões de Consumo

 

Nas suas diferentes apresentações: expresso, instantâneo, ou associado a outros alimentos (ex.: café com leite, cappuccino, etc.), tomado por prazer ou como recurso a uma melhoria do estado de alerta, com conta, peso e medida, o café pode ser consumido em qualquer altura do dia. Idealmente evite consumir café após o final da tarde, de modo a não interferir na qualidade do sono.

 

Beba até 3 cafés por dia!