Anemia

Terça-feira, 19 Março 2019

Principal causa da anemia

A insuficiência de ferro é a causa mais comum, especialmente entre adolescentes e mulheres no período fértil com fluxo menstrual abundante. A hemoglobina é uma substância (proteína) que transporta o oxigénio no sangue. Quando o seu nível ou o número de glóbulos vermelhos no sangue é inferior ao normal dá-se uma redução no transporte e fornecimento de oxigénio aos tecidos.

Sintomas

Esta anemia pode manifestar-se por fadiga e fraqueza generalizadas. Casos mais graves podem ser acompanhados de palidez, palpitações, dificuldades respiratórias, tonturas, dores nas pernas e pés inchados.

O que comer para prevenir/combater a anemia?

As melhores fontes alimentares de ferro são a carne vermelha e de criação, peixe e legumes verdes. As fontes animais são as melhor absorvidas pelo nosso organismo, no caso dos legumes a absorção de ferro pode ser optimizada com a adição de vitamina C na mesma refeição (ex: citrinos, morangos, Kiwi).

A evitar

Beber chá às refeições; o tanino presente inibe a absorção de ferro. O àcido fítico, presente nos farelos de trigo e no arroz integral, é outra substância que pode inibir a absorção de ferro.